Sejam bem-vindos!

Amigos,
Duas vezes por mês deixarei um pequeno artigo sobre coisas que a tradição, a sabedoria popular, a imprensa, as frases prontas e os clichês nos fizeram acreditar!
Os textos anteriores ficarão em três pastas: "Vamos aos Fatos", "Deixe o Cara" e "Atualidades". Sugiro ler os artigos a partir do primeiro; e à noite tem mais clima!
A intenção é lançar o tema para discussão. E a discussão pode ficar bastante interessante. A vantagem é que daí, pessoalmente não precisaremos falar nada sério. Espero que gostem, comentem sobre o tema, curtam, acrescentem, discordem, expliquem melhor, coloquem reflexões, frases... e indiquem aos amigos para que façamos um grupo aberto pensante.
PENSAR MAIS, ACREDITAR MENOS!
Divirtam-se, Carlos Nigro

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Maria Rita Kehl censurada?

Ela escreveu este artigo no Estadão e foi demitida do Estadão?

Ela cita que o Estadão prefere Serra. O editorial apoia e enaltece as virtudes dos programas sociais de FHC mantidas e ampliadas por Lula.


Depois ela começa a criticar emails que falam mal do Bolsa Família. O editorial do Estadão falou bem das bolsas! Logo o texto dela concorda com o editorial do Estadão no ponto que ela defende.

Ela falou mal dos amigos internautas que mandam e-mails que ela não gosta. Ela poderia apenas ter respondido aos e-mails dos amigos de escola, ou do bairro, ou daquela viagem...
Ela foi demitida do Estadão porque ela é ignorante (veja ítem 1 e sobre elites), é analfabeta funcional (não entendeu que o editorial falava sobre os ataques à democracia e falava bem das bolsas), escreve mal (até agora não entendi o título), argumenta a partir de suposições dela (estariam oferecendo meio salário mínimo - item 2)...

Ela foi demitida porque é incompetente. É a mesma coisa que eu faço com meus funcionários incompetentes. "Ah! Mas mandaram ela embora porque não gostaram do que ela escreveu!" Perfeito. Se eu tivesse um jornal e não gostasse das matérias de um jornalista mandaria embora.

Se eu tivesse uma firma de limpeza e a funcionária não soubesse limpar, também a demitiria.
Simplesinho assim! 

Do jeito que ela escreve mal e cheia de ricos contra pobres, com-internet contra sem-internet e outras bobagens ela só conseguirá emprego na TV Brasil do Lula ou na Carta Capital. Se ela não for demitida poderia ser remanejada para outra área: segurança, limpeza, serviços gerais...

1) Quem inventou as bolsas sociais foi o PSDB. Quem teve a ideia da bolsa família para unificar as bolsas foi o senador Marconi Perilo (PSDB). Neste link existe o vídeo em que Lula conta de quem foi a ideia do Bolsa Família! (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/reconstruindo-a-verdade-lula-admitiu-no-dia-da-criacao-do-bolsa-familia-foi-ideia-de-um-governador-tucano-mais-as-politicas-ja-existiam/ )
Quem disse que as bolsas são esmolas para manipulação foi o Lula, não foi "boa parte da oposição" (vídeo anexo). A moça recebe tanto email e não viu este vídeo ainda!

Ainda. No dia 9 de abril de 2003, com o Fome Zero empacado, Lula fez um discurso no semi-árido nordestino, na presença de Ciro Gomes, em que disse com todas as letras que acreditava que os programas que geraram o Bolsa Família levavam os assistidos à vagabundagem. Abaixo:

"Eu, um dia desses, Ciro [Gomes, ministro da Integração Nacional], estava em Cabedelo, na Paraíba, e tinha um encontro com os trabalhadores rurais, Manoel Serra [presidente da Contag - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura], e um deles falava assim para mim: "Lula, sabe o que está acontecendo aqui, na nossa região? O povo está acostumado a receber muita coisa de favor. Antigamente, quando chovia, o povo logo corria para plantar o seu feijão, o seu milho, a sua macaxeira, porque ele sabia que ia colher, alguns meses depois. E, agora, tem gente que já não quer mais isso porque fica esperando o ‘vale-isso’, o ‘vale-aquilo’, as coisas que o Governo criou para dar para as pessoas." Acho que isso não contribui com as reformas estruturais que o Brasil precisa ter para que as pessoas possam viver condignamente, às custas do seu trabalho. Eu sempre disse que não há nada mais digno para um homem e para uma mulher do que levantar de manhã, trabalhar e, no final do mês ou no final da colheita, poder comer às custas do seu trabalho, às custas daquilo que produziu, às custas daquilo que plantou. Isso é o que dá dignidade. Isso é o que faz as pessoas andarem de cabeça erguida. Isso é o que faz as pessoas aprenderem a escolher melhor quem é seu candidato a vereador, a prefeito, a deputado, a senador, a governador, a presidente da República. Isso é o que motiva as pessoas a quererem aprender um pouco mais."

2) A moça poderia primeiro tentar saber qual seria o salário do porteiro antes de afirmar que seria de menos da metade do mínimo. Se fosse o mesmo valor da bolsa de R$200,00 com certeza não valeria a pena. É possível até que fosse o salário mínimo ou um pouco mais, mas o indivíduo poderia pensar: "se eu não trabalho eu me mantenho, se eu trabalhar 8h/dia eu posso ganhar 300reais a mais, então não compensa". Só compensaria se ganhasse bem mais que a bolsa. Realmente a bolsa faz com que os salários fiquem mais altos e isto é bom, mas pode não compensar para o empregador se ficar muito alto. Acho a bolsa do PSDB que o PT manteve bom, mas deve ser num valor que não faça a pessoa preferir a bolsa a trabalhar. Os salários devem ser dignos também.

3) As bolsas geram empregos apenas inicialmente nestas cidades paupérrimas. Mas não geram nenhum desenvolvimento se não produzirem nada. É uma economia estagnada.

4) Só para lembrar a moça: todas as elites (grandes empresários, banqueiros, oligarquias regionais - Collor, Calheiros, Jader Barbalho, Sarney... - e os maiores corruptos do Brasil (Dirceu, Genoino, Erenice) estão com Lula que os defende mais que ninguém! Ali eles encontram apoio. Só uma parte da elite intelectual não o apóia, só 4%!!!! Por que esta ânsia de querer que 100% o apóie? Ela não se contenta com os 96%?

Seria muito mais democrático se todos os jornais, revistas e TVs a cabo explicitassem suas posições. Como é nos EEUU. Daria muito mais credibilidade. O isentismo é péssimo! Posso escrever mais sobre isto depois.



18 comentários:

  1. Crítica recebida por email de jornalista amigo da minha cunhada:
    Oi Ana Paula, tudo bem?

Olha, seu cunhado pode até parecer um cara bacana. Pode até realmente ser um cara bacana. Mas se escorar no "jênio" Reinaldo Azevedo e corrente de blog para defender ponto de vista nitidamente tucano e reacionário não me parece a melhor maneira de contrargumentar. Só faltou chamar a Maria Rita de boba, chata e cara de melão. Para um cara que se julga tão esperto, inteligente e questionador, faltou escrever com o cérebro, e não com o fígado -melhor recomendar a ele algumas técnicas e leituras sobre jornalismo. Enfim, não que fará falta a ele, mas perdeu um leitor e potencial comentarista.

Saudades de vc. Quando quiser colocar o papo em dia, é só avisar (tô aqui na Folha).


    Beijão,
Odil
    

PS: diga a ele que "isentismo" não existe. Suponho que ele queira ter dito "isenção".

    ResponderExcluir
  2. Odil,
    eu não me escorei no blog do Reinaldo Azevedo, apenas coloquei um link deste blog onde existe um vídeo que corrobora com o que escrevi. (Fígado 1 x 0 Cérebro).


    Por que o que escrevi é reacionário? Quando escrevi que a moça era ignorante... expliquei o porquê. Me chamar de reacionário sem explicar é Fígado 2 x 0 Cérebro.


    O que eu escrevi sobre as bolsas terem sido criadas pelo PSDB não são um ponto de vista. É um fato! Interpretar fato como ponto-de-vista é Fígado 3 x 0 Cérebro.


    Coloquei um monte de argumentos para sustentar o que escrevi (Fígado 0 x 1 Cérebro). Minha intenção foi discutir o porquê dela ser demitida e analisar os fatos (malditos fatos). Que técnicas e leituras de jornalismo eu precisaria para ter argumentado melhor? Se você me disser terei muita satisfação em ler.

    (continua...)

    ResponderExcluir
  3. (continuação)

    Eu não queria dizer isenção. Achei que não precisaria, mas vejo que é necessário. Disse isentismo com a intenção de criticar o corrente pensamento de que os meios de comunicação precisam ser isentos para ter credibilidade. Assim, o uso do sufixo "ismo" foi uma ironia para a isenção como uma ideologia. Eu percebi a sua ironia em chamar o Reinaldo Azevedo de "jênio". A diferença é que a minha foi mais sutil, talvez tenha exagerado! Não faço mais. Eu usei a ironia contra uma ideia, você usou a ironia contra uma pessoa (Fígado 4 x 0 Cérebro).

    A Ana disse que você é legal e inteligente e prefiro pessoas inteligentes que discordem do meu ponto de vista. Então por que ao invés de me chamar de burro (isentismo), chamar o Reinaldo Azevedo de idiota ("jênio"queria dzer isto, né?), você não diz que meu raciocínio está errado por tais motivos, que o PSDB criou estes programas sociais, mas foi o PT que os ampliou, ou que o vídeo do Lula metendo o pau nos programas assistencialistas é na verdade um sósia ou que o Lula tinha bebido muito neste dia.

    (continuação abaixo)

    ResponderExcluir
  4. As questões que eu acho relevantes e acredito que você como jornalista tem condição de opinar e me criticar são:

    1- Por que vocês acham que ela foi censurada?
    2- Vocês acham que ela falou mal do Estadão? Por que?
    3- Quem da "direita" é contra os programas sociais.

    Ainda, por que você acha o Reinaldo Azevedo idiota e reacionário?

    A intenção do blog não é e não será meter o pau no Descartes, no Kant ou no Antonio Damasio, mas nas ideias deles! Os comentários que atacarem a pessoa e não a ideia serão excluídos para que o Fígado não vença o cérebro.

    Abs,
    Carlos Nigro

    ResponderExcluir
  5. Bem... agora sim está como v. queria, não? Alguém que possa contestar o que v. escreve! Realmente, concordo que os argumentos devem ser a partir do texto e não de cunho pessoal, afinal, neste momento, ser legal ou bacana, não é o que importa. Vou seguir essas discussões... estou aguardando mais!Bjos

    ResponderExcluir
  6. Comentário enviado por email:

    Beleza heim !!!!
    Muito boa resposta ao tal Sr cérebro
    Ele ficou nervosinho né ????
    Hehehehehe
    Bacana !!!
    Edmundo

    ResponderExcluir
  7. Comentário enviado por email:

    ótimo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Daniel

    ResponderExcluir
  8. Comentário enviado por email:

    Carlos, sensacional....
    Adorei seu contra argumento, fostes incisivo nas tuas idéias,
    sem atacar o jornalista de uma forma definitiva, acredito que
    ele deva te responder novamente. Caso isso ocorra, por
    favor, repasse.
    Abç, Darick.

    ResponderExcluir
  9. Comentário enviado por email:

    Gostei.
    abs, João Mello

    ResponderExcluir
  10. Comentário enviado por email:

    É isso aí. Sua máscara caiu. Todos saberão quem é Carlos Lara Nigro, reacionário de carteira, cupincha do FHC, mentor maldito do isenteísmo nacional, infiltrado de Jorge Arbusto Filho.
    Hahahahahaha, mais um que caiu na lista negra (ou vermelha) do PT. Puxa, finalmente terei um amigo perseguido político e, quem sabe, vítima da ditadura maoista que se aproxima. Agora entendi pq vc disse que tinha medo, num e-mail anterior...já farejava os espiões cibernéticos do SNI petista!
    Mas não esquente a cabeça: quando a situação apertar você foge para Disneyland, solicita asilo e na volta pleiteia uma indenização de 250 zilhões de dóbermans.
    Abrax,
    Ricardo, aquele que zelará por sua memória
    PS: escrevi em vermelho para despistar.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  11. Comentário enviado por email:

    Este é o Lara!!!
    Marina

    ResponderExcluir
  12. Comentário enviado por email:

    Se prepara agora para o rojao vermelho....
    Boa sorte !
    PS: Queria ter a habilidade de voce tem com as palavras!
    Achava que a sua habilidade fosse apenas com nariz, ouvidos, gargantas e bola de futebol !
    Marcelo

    ResponderExcluir
  13. Comentário enviado por email:

    Parabéns Carlos!!!
    Que espetáculo de resposta heinn.
    Até..
    Julio

    ResponderExcluir
  14. Comentário enviado por email:

    Acho que o jornalista não vai responder seu torpedo, se responder quero ver. Se responder tem que fazer jus a seu titulo de jornalista, respondendo a altura
    ab JC

    ResponderExcluir
  15. Comentário enviado por email:

    Lara, vc já conhecia esse jornalista Odil?
    Procurei algo sobre ele na internet e não encontrei referências...
    Que arrogante, alías arrogância é praticamente um pleonasmo para jornalistas, ainda mais da imprensa de grande circulação, como a folha de sp!
    bjs Adriana

    ResponderExcluir
  16. Carlos,

    Como ele disse, você perdeu um leitor e potencial comentarista. Creio que ganhamos com isso. Não pode ser chamada de crítica (qualquer que seja)aquela sem argumentos que a suportem. Não há discussão produtiva, tampouco aprimoramento de conceitos. Parabéns pelo seu Blog - excelente. Você sabe colocar suas idéias em palavras tão bem quanto a arte que exerce no seu dia a dia. Um grande abraço,
    Carlos

    ResponderExcluir
  17. Grande nigro!!!
    Tema muito tenso....mas a vale a pena o debate.
    Grande abraço.
    Matheus Coli

    ResponderExcluir
  18. Querido Carlos,
    como haviamos conversado a repetição insistente das mentiras só se transformam em verdade neste Brasil. FHC só se esqueceu de fazer a propaganda e alguém levou a idéia e a autoria. Sobre a resposta inflamada do sr Odil (quem???): ataques pessoais como leia mais ou estude mais significam vc é burro pois não concorda comigo, quais são as técnicas jornalisticas? Ataques pessoais? queremos conteúdo e jornalistas com mais profundidade. Finalmente,acredito que sim devemos nos comprometer com algum lado, qualquer que seja, porém defende-lo racionalmente.
    abraços
    PS esperaria uma resposta do Sr Odil (quem???), para que argumente que a sra (ir)Rita, mantém um padrão jornalistico de qualidade e merece seu emprego de volta

    ResponderExcluir